ROBERTÃO PODERÁ TER FRENTE HISTÓRICA EM PRESIDENTE DUTRA, ACIMA DE 2.500 VOTOS - SITE ESPINHA DE PEIXE

Breaking

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS!

PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS BASTA CLICAR NO LINK!

sábado, 14 de novembro de 2020

ROBERTÃO PODERÁ TER FRENTE HISTÓRICA EM PRESIDENTE DUTRA, ACIMA DE 2.500 VOTOS


DA REDAÇÃO I João Gonçalves*

Com o advento da Pandemia, não se sabe ainda como será o índice de abstenção nas eleições do próximo domingo, 15. A média histórica em tempos de normalidade em saúde pública, fica entre 18 e 20% de eleitores inscritos que não comparecem às urnas.
Considerando os tempos de normalidade, Presidente Dutra poderá ter pouco mais de 8.600 eleitores nas urnas este ano. Caso se confirme esta votação, o próximo prefeito do município deverá ser ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza (MDB), com aproximadmente 2580 votos de frente.
Esta afirmativa se fundamenta pelas constatações de que todas as pesquisas de intenções de votos apontam o favorito Robertão sempre acima de 63%, fenômeno que caracteriza consolidação do seu desempenho. A abordagem para respostas estimuladas, apenas com a citação dos nomes dos candidatos, obteve o mesmo desempenho de confirmações quando os entrevistadores apresentavam as fotos com nomes e números dos candidatos e pediam para que o eleitor sinalizasse a foto, nome e número do candidato escolhido. As sinalizações confirmaram as respostas das respectivas preferências anteriores.
A coleta de dados ocorreu nos dias 9 e 10 deste mês e ouviu 371 pessoas na sede e comunidades rurais. De acordo com os dados, Robertão mantem o desempenho da pesquisa anterior, 65% e Pedro Rocha teve uma leve melhora, indo a 28%. Indecisos somam 7%. A pesquisa se encontra registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 02525/2020. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
PROBABILIDADES - Em caso do Professor Pedro Rocha conquistar todos os indecisos, ele poderá obter um desempenho de 35% entre os votantes, fechando o processo eleitoral com 30% atrás do seu oponente, considerando a totalidade dos votos válidos. Para o Pedro Rocha obter um desempenho acima do aqui previsto, ele teria que subtrair votos de Robertão, o que não deve ser uma tarefa muito fácil.
DESEMPENHO DOS CANDIDATOS - No início da campanha Robertão tinha 52% das intenções manifestadas de votos e Pedro Rocha chegou a pontuar 39%. Com o desenrolar das ações estratégicas de cada grupo, nível ético e propositivo das duas campanhas, as famílias foram se posicionando e foi notória a desidratação política do grupo liderado pelo professor, que optou por uma coordenação de campanha de propósito raivoso e propagador de fakenews, apostando na tática de depreciar as pessoas em detrimento de propostas e projeto de governo, acreditando que o formato faria o grupo crescer na aceitação popular.
O principal mentor da estratégia, Reginaldo Rocha Oliveira, que deixou de ser cidadão presidentedutrense, não se encontra mais na cidade para o encerramento da campanha que ele projetou. Seu domicílio eleitoral há alguns anos é em Umburanas, região de Jacobina. Pulou do barco e viajou para votar e fugir dos resultados em Presidente Dutra, que serão melancólicos para quem andou escrevendo, gravando áudio e vídeo descontextualizados da realidade, da razão e do bom senso. Nota-se, também, fugas diversas de pessoas que agora se escondem para não serem intimadas pela Justiça, em razão de falsas acusações proferidas.
*Pedagogo e Especialista em Gestão Pública e Sustentabilidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

RADIO VIOLA VIVA