Casos de dengue deixa região de Irecê em estado de alerta, segundo a SESAB. Veja como se proteger - ESPINHA DE PEIXE

Breaking

ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS!

PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS BASTA CLICAR NO LINK!

domingo, 19 de abril de 2020

Casos de dengue deixa região de Irecê em estado de alerta, segundo a SESAB. Veja como se proteger



Quatro municípios da região de Irecê estão em estado de alerta com relação à dengue, são eles: Canarana (03 casos), Cafarnaum (01), Itaguaçu da Bahia (01) e Souto Soares (01 caso).
A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em todo o estado são 55 municípios em alerta, de acordo com a Sesab. A cidade com o maior número de casos é Feira de Santana, com 108 ao todo, seguida de Salvador, com 45.
Com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti, a Sesab distribuiu 7,4 mil kits para serem utilizados pelos agentes de controles de endemias nos municípios.
Como prevenir a dengue?
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.
Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.

IMPORTANTE: Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RADIO VIOLA VIVA